Aptidão e uso agrícola na área Ingarikó – Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Roraima

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar a aptidão agrícola da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), na região da etnia Ingarikó, em Roraima, e o quadro atual do uso da terra. A área de estudo se localiza no munícipio do Uiramutã, na etnorregião denominada “serras”. A metodologia adotada envolveu análise de solo para determinar a granulometria, entrevistas com indígenas da etnia Ingarikó das comunidades Mapaé e Serra do Sol e elaboração de etnomapas referentes ao uso da terra pelos indígenas. Os resultados demonstram que os solos da região possuem baixa aptidão agrícola nas comunidades estudadas, com alto teor de acidez e com o predomínio de areia fina e silte. O uso atual da terra na região está relacionado ao plantio de roças tradicionais, caça, criação de gado e ovinos para subsistência das comunidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadial de Roraima / docente
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadial de Roraima / docente
  • Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Lúcio Keury Almeida Galdino Universidade Estadial de Roraima / docente
Biografia
Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadial de Roraima / docente
Doutora em Biodiversidade e Conservação - MPEG. Área de conhecimento - Geografia, docente da Universidade Estadual de Roraima - UERR / Departamento de Geografia
Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadial de Roraima / docente
Doutoranda do PPG - BIONORTE/MPGE. Área de conhecimento - Biologia, docente da Universidade Estadual de Roraima - UERR / Departamento de Biologia.
Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, Museu Paraense Emílio Goeldi
Doutora em Agronomia. área de conhecimento: Geologia. Pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Lúcio Keury Almeida Galdino, Universidade Estadial de Roraima / docente
Doutoranda do PPG - Geografia/UFC. Área de conhecimento - Geografia, docente da Universidade Estadual de Roraima - UERR / Departamento de Geografia.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FALCÃO, M. T.; OLIVEIRA, S. K. S. de; RUIVO, M. de L. P.; GALDINO, L. K. A. Aptidão e uso agrícola na área Ingarikó – Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Roraima. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 32, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1038. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1038. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mar. 10, 2017
Palavras-chave:

Ingarikó. Aptitud Agrícola. Campos Tradicionales. Ingarikó. Agricultural Potential. Traditional Fields. Ingarikó. Aptidão Agrícola. Roças Tradicionais.