O Sinaes como Sistema

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Dilvo Ristoff
  • Jaime Giolo
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RISTOFF, D.; GIOLO, J. O Sinaes como Sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.106. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/106. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade. Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.