Ensino em mestrado profissional de Ciências Exatas: concepções e saberes de professores em formação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A pesquisa investiga concepções, culturas, epistemologias, práticas e saberes pessoais e profissionais que favorecem as aprendizagens de professores em formação ou constituem obstáculos a essas aprendizagens. Oito alunos egressos de mestrado em Ensino de Ciências Exatas participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas, revisadas e corroboradas pelos entrevistados. A investigação se caracterizou como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e o tratamento das informações seguiu as orientações da análise textual discursiva. Constatou-se a relevância do ambiente participativo e positivo vivenciado pelos alunos em seu processo de aprendizagem no mestrado, o qual favoreceu a melhora significativa da prática docente. Há destaque especial à importância dada ao grupo, à troca de experiências, ao relacionamento aluno-aluno, aluno-professor ou vice-versa, e ao trabalho interdisciplinar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES
  • Marlise Heemann Grassi Centro Universitário UNIVATES
Biografia
Rogério José Schuck, UNIVATES

Doutor em Filosofia; Professor Titular junto ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, e do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino. É líder do Grupo de pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino – Diretório de pesquisa do CNPQ. E-mail: rogerios@univates.br .

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES

Graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari; Especialização em Ensino de Literatura; Especialização em Gestão Universitária; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação PUC-RS (2010); Docente junto ao PPGECE e PPGE na UNIVATES/BRA. 

Miriam Inês Marchi, Centro Universitário UNIVATES
Graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente junto ao PPGECE e PPGE na UNIVATES/BRA. 
Marlise Heemann Grassi, Centro Universitário UNIVATES
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade de Caxias do Sul; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Docente aposentada. Atuou junto à UNIVATES/BRA.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SCHUCK, R. J.; MARTINS, S. N.; MARCHI, M. I.; GRASSI, M. H. Ensino em mestrado profissional de Ciências Exatas: concepções e saberes de professores em formação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 31, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1245. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1245. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

fev. 17, 2017
Palavras-chave:

Professional Masters’ Degree. Teachers' Education. Learning. Maestría Profesional. Formación Docente. Aprendizaje. Mestrado Profissional. Formação Docente. Aprendizagem.