A pós-graduação e a produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro

Maria Ozanira da Silva e Silva, Denise Bomtempo Birche de Carvalho

Resumo


Pós-Graduação e construção do conhecimento em Serviço Social no Brasil no contexto do desenvolvimento histórico do Serviço Social enquanto profissão. O artigo afirma uma estreita relação entre o avanço dos Programas de Pós-Graduação e a participação dos Assistentes Sociais na construção do conhecimento no campo das Ciências Sociais em geral, bem como no campo do Serviço Social, em particular. Aborda o desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil; caracteriza os Programas de Pós-Graduação criados nos anos 1970 e seu desenvolvimento até a atualidade; considera a produção de conhecimento a partir das teses e dissertações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção bibliográfica desenvolvida no contexto da pós-graduação dos 23 programas em implementação na área do Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando o período 2001 a 2003.


Palavras-chave


Serviço Social. Programas de Pós-Graduação. Conhecimento científico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2007.v4.129