Interdisciplinaridade em fato e ficção

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Uma discussão interminável sobre a necessidade de se distinguir entre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade já preencheu milhares de páginas sem que se tenha chegado a um consenso. Não se discute, porém, a necessidade de formar tomadores de decisão e de consultores que tenham a capacidade de abordar problemas complexos, quando o conhecimento especializado não constitui o único requisito e onde a capacidade de abordagem holística é indispensável. Este artigo descreve a experiência adquirida durante uma década no Programa Internacional de Mestrado em Ecologia Humana da Universidade Livre de Bruxelas (VUB), que se destina a preparar profissionais para atuar além dos limites de sua formação profissional. Os estudantes são oriundos de vários países e diversas formações profissionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fernando Dias de Ávila-Pires
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ÁVILA-PIRES, F. D. de. Interdisciplinaridade em fato e ficção. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.130. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/130. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Interdisciplinariedade. Ecologia Humana. Ensino internacional de pós-graduação. Classes multiprofissionais. Interdisciplinarity. Human ecology. International post-graduate teaching, Multiprofessional classes.