Disciplina: História da Ciência – Tecnologia Nuclear, contribuição para a formação dos estudantes de pós-graduação em Engenharia

Amir Zacarias Mesquita, Rubens Martins Moreira

Resumo


Este artigo apresenta as atividades e inovações efetivadas com a inserção na grade curricular de um programa de pós-graduação da área de Engenharia II, na classificação da Capes, de uma disciplina de ciências humanas. A disciplina foi denominada “História da Ciência – Tecnologia Nuclear”, e o programa é o de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (PPG-CDTN). O CDTN é uma instituição de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear e localiza-se em Belo Horizonte. O curso possui mestrado e doutorado e abrange as áreas de Ciência e Engenharia de Materiais; Física e Química da Matéria Condensada; Física e Biologia na Saúde; Geociências e Tecnologia Mineral; Aplicações de Técnicas Nucleares e Reatores Nucleares. Com essa disciplina, busca-se apresentar ao aluno um enfoque mais humanístico, político e social da evolução da ciência no campo da tecnologia nuclear. Pretende-se, assim, integrar, à formação técnica do aluno de pós-graduação, uma visão crítica com valores e princípios, possivelmente ausente em sua graduação.

Palavras-chave


Pós-Graduação. Ensino. Engenharia. História da Ciência. Tecnologia Nuclear.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMARGO, G. O Fogo dos deuses: uma história da energia nuclear. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR. O CDTN. Brasília, DF: MCTI, [2016]. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2016.

______. Pós-Graduação. Brasília, DF: MCTI, [2017]. Disponível em . Acesso em: 3 jan. 2017.

FILGUEIRAS, S. A. C. Indústria nuclear: estratégia tecnológica e parceria com um instituto de pesquisa. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FIOLHAIS, C. Pré-História e história da Física Nuclear. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2016.

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Indicators for nuclear power development. Vienna: IAEA, 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2016.

KAMIOJI, M. I.; MAGALHÃES, G. S. Origins and evolution of the nuclear program in Brazil: the alliance between scientists and militaries for the institutionalization of Science & Technology towards industrialization. In: WORLD ECONOMIC HISTORY CONGRESS, 17., 2015, Kyoto. Proceedings… Kyoto: Kyoto International Conference Center, 2015.

LA TRIBU CURIE. 26’26”. Abdelghani Boris. YouTube. 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2016.

MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, São Paulo, 2006.

MESQUITA, A. Z. et al. The utilization of IPR-R1 TRIGA nuclear research reactor for educational purposes in Brazil. In: NUCLEAR EDUCATION AND TRAINING, 2011, Prague. Proceedings… Prague: European Nuclear Society, 2011. p. 295-299.

PEINADO, J.; RODACOSKI, G. C. A percepção da importância das disciplinas humanas e sociais na estrutura curricular por alunos de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 20-33, 2008.

RÖHRLICH, E. Los átomos para la paz de Eisenhower: el discurso que inspiró la creación del OIEA. Boletín del OIEA, Vienna, v. 54, n. 4, p. 3-4, 2013.

RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

ROSSONI, S. A história da ciência e do conhecimento: algumas (in)certezas. Revista de Ciências Humanas, Erechim, v. 4, n. 4, p. 1-22, 2003.

SANTOS, S. B. et al. A disciplina de história da ciência e da técnica: contribuições para o ensino e a formação de professores de química. Educación Química, Amsterdã, v. 25, n. 1, p. 71-81, 2014.

SCRIGNOLI, G. M. et al. As ciências humanas no curso de engenharia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP, 16., 2008, São Paulo. Anais… São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA FILHO, N. G.; SANTANA, J. G. L.; SILVA, L. R. B. A responsabilidade social na vida de um engenheiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais… Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2011.

TENNENBAUM, J. Energia nuclear: uma tecnologia feminina. 2. ed. Rio de Janeiro: Capax Dei, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2017.v14.1372