A pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil: evolução e tendência

Carlos Alberto Ceretta, Lucia Helena Cunha dos Anjos, José Oswaldo Siqueira

Resumo


Uma das maiores riquezas do Brasil é o solo, pela sua extensão e potencialidade para uso na agropecuária. Por esse motivo os programas de pós-graduação em Ciência do Solo têm grande responsabilidade na formação de recursos humanos e na geração de ciência e tecnologias que permitam o uso racional do solo e da água com benefícios sociais, econômicos e ambientalmente aceitáveis. Os programas de pós-graduação em Ciência do Solo cresceram muito nos últimos anos, embora concentrados nas regiões Sudeste e Sul. É fundamental a criação de novos programas nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste porque nessas regiões se localizam ambientes frágeis como o bioma Cerrado, a Amazônia, a Caatinga e o Pantanal. A Ciência do Solo é a área de conhecimento que tem um papel chave na geração de conhecimento sobre o manejo do solo e da água, visando a relação mais harmoniosa do homem com o ambiente. Para alcançar esta meta a pós-graduação (PG) em Ciência do Solo deve aumentar a inserção e a participação de profi ssionais de outras áreas, tornando os resultados gerados nessa pósgraduação em produtos completos e de qualidade. O sistema de acompanhamento e avaliação da Capes tem apontado os programas que têm necessidade de reestruturação quanto à distribuição de docentes e pesquisadores, para evitar a concentração da participação acadêmica e da produção intelectual em poucos docentes e pesquisadores, bem como em algumas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. O número de artigos publicados em revistas classifi cadas como Qualis A Internacional deve ser ampliado e priorizado pelos programas de PG em Ciência do Solo, bem como o aumento da participação de discentes na produção intelectual. A Ciência do Solo é uma das áreas da pós-graduação que tem proporcionado maiores retornos ao investimento em pesquisa feito pelo Brasil e sua importância será cada vez maior. Principalmente porque no Brasil são abundantes e diversifi cados seus recursos naturais, especialmente solo e água, e seu uso tem forte impacto na qualidade do ambiente de uma forma global.


Palavras-chave


Ciência do Solo. Cursos em Solos. Avaliação Solos. Ciência do Solo no Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2008.v5.140