Ensino de Ciências Ambientais rumo à profissionalização: uma análise cientométrica

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Resumo

A profissionalização é um processo que implica a construção do fundamento epistemológico sobre a formação de atores envolvidos na produção de determinados serviços e produtos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho objetivou resgatar as correntes filosóficas e ações pedagógicas norteadoras do processo de profissionalização do Ensino de Ciências Ambientais, mediante análise cientométrica sobre mais de 60 mil publicações extraídas de bases mundiais de informação e divulgação científica. Os dados obtidos revelaram que as publicações foram dinâmicas ao longo do tempo. A presença ou ausência do “homem na natureza” como forma de ação, e a sistematização de conceitos, direcionaram os caminhos lexicais e metodológicos das novas publicações, dando suporte literário, ao longo tempo, à dinâmica da formação do profissional das Ciências Ambientais.

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Autores
  • Otacílio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Centro de Biociências (CB) Departamento de Biofísica e Radiobiologia (DBR) Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)
  • Clodoaldo de Lima Mestrando do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Raquel Bernardo de Melo Mestranda do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Carla Valéria de Miranda Costa Duarte Mestranda do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Susana Carvalho de Souza Mestranda do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Mayara Lopes de Freitas Lima Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Biociências, da Universidade Federal de Pernambuco
  • Izaquiel Doria Aragão Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Biociências, da Universidade Federal de Pernambuco
  • Jarcilene Silva de Almeida Cortez Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Centro de Biociências (CB) Departamento de Botânica (BOT) Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)
Biografia
Otacílio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Centro de Biociências (CB) Departamento de Biofísica e Radiobiologia (DBR) Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)
Doutorado em Ciências Florestais em Universidade de Brasília, UNB, Brasil. 
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Como Citar

SANTANA, O. A.; LIMA, C. de; MELO, R. B. de; DUARTE, C. V. de M. C.; SOUZA, S. C. de; LIMA, M. L. de F.; ARAGÃO, I. D.; ALMEIDA CORTEZ, J. S. de. Ensino de Ciências Ambientais rumo à profissionalização: uma análise cientométrica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1443. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1443. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 21, 2017
Palavras-chave:

Identidade Profissional. Bibliometria. Produtos Técnicos. Identidad Profesional. Bibliometría. Productos Técnicos. Professional Identity. Bibliometrics. Technical Products