Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração

Emerson Antonio Maccari, Leonel Cezar Rodrigues, Eloisa Martins Alessio, Luc Marie Quoniam

Resumo


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.


Palavras-chave


Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2008.v5.147