Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas

Rodolfo Pessotti Messner Campelo, Vinícius Silva Monteiro, Alexandre Bahia Gontijo, Thécia Alfenas Silva Valente Paes, Rogério Leonardo Rodrigues, Eneida Maria Eskinazi Sant’Anna, Yasmine Antonini, Sérvio Pontes Ribeiro

Resumo


A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.


Palavras-chave


Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.15