Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rodolfo Pessotti Messner Campelo Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Vinícius Silva Monteiro Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Alexandre Bahia Gontijo Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Thécia Alfenas Silva Valente Paes Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Rogério Leonardo Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Eneida Maria Eskinazi Sant’Anna Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Yasmine Antonini Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
  • Sérvio Pontes Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Universitário
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CAMPELO, R. P. M.; MONTEIRO, V. S.; GONTIJO, A. B.; PAES, T. A. S. V.; RODRIGUES, R. L.; SANT’ANNA, E. M. E.; ANTONINI, Y.; RIBEIRO, S. P. Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.15. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/15. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 31, 2010
Palavras-chave:

Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.