O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O livro, parte significativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfil da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito – excelente, muito bom, bom, regular e fraco –, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Yara M. Carvalho
  • Edison de J. Manoel
  • Beatriz C. A. Caiuby Novaes
  • Rinaldo Roberto de J. Guirro
  • Valter Bracht
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CARVALHO, Y. M.; MANOEL, E. de J.; NOVAES, B. C. A. C.; GUIRRO, R. R. de J.; BRACHT, V. O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2008.v5.153. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/153. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Pós-graduação. Avaliação do livro. Política científi ca. Metodologia de avaliação. Produção do conhecimento. Ensino superior. Graduate studies. Evaluation of books. Scienti- fi c policy. Methodology of evaluation. Knowledge production. Higher education