As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem praticando a pesquisa em ciências no contexto escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo aborda aspectos sobre a Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem, de uma maneira ampla em seus paradigmas. Apresenta uma breve reflexão sobre o papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem exercendo a função de educador e de mediador propiciando aos estudantes o acesso e o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) no ambiente escolar. Aborda a pesquisa escolar como uma das principais atividades do processo de ensinar e de aprender no decorrer da vivência de escolarização desde os anos iniciais do Ensino Infantil aos anos finais do Ensino Médio. Este cenário escolar ocupa diferentes espaços, como a sala de aula, a biblioteca, os laboratórios de Ciências e de Informática. Apresenta os personagens principais que atuam nesse cenário formado pelos professores, estudantes e bibliotecárias. Destaca os quatro pilares sugeridos pela UNESCO para serem implementados pela escola: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Eliane Lourdes da Silva Moro
  • Lizandra Brasil Estabel
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MORO, E. L. DA S.; ESTABEL, L. B. As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 15, n. 34, p. 1-21, 22 nov. 2019.

Seção

Artigo

Publicado:

Nov 22, 2019

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.