Robótica com sucata uma educação criativa para todos

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Resumo

O trabalho de ROBÓTICA COM SUCATA foi desenvolvido e estruturado para transformar a vida de crianças e jovens da periferia de São Paulo. Ele traz ao palco a construção de utensílios reciclados do lixo (eletrônicos e de sucata), retirados das ruas, como forma de mediar a construção de conhecimento e de conteúdos curriculares, associados ao ensino do pensamento computacional, eletrônica, linguagem de programação e de robótica. O projeto tem atuado diretamente, na transformação da vida de jovens e crianças da comunidade escolar da rede pública de ensino e é organizado para mobilizar uma prática pedagógica formativa, que incentive a aprendizagem dos alunos pela sua criatividade e inventividade, estimulando a experimentação de ideias, exploração de pesquisas e exercício do pensamento científico para propor soluções locais à comunidade. O trabalho é autossustentável através de parcerias firmadas com empresas de reciclagem para a comercialização dos materiais que não foram utilizados no trabalho, atuando na educação ambiental, e permitindo protagonismo juvenil que busca uma solução para desenvolvimento de atividades escolares e geração de recursos para aquisição de componentes eletrônicos. Outra solução que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos de São Paulo que dão origem a construção de robôs e materiais de eletrônica. O trabalho tornou-se reconhecido nacionalmente e internacionalmente quebrando o paradigma do ensino de robótica no Brasil ao associar materiais de baixo recursos para a construção dos protótipos. Atualmente o trabalho é uma política pública no Estado de São Paulo e está em expansão na Argentina, Estados Unidos, Londres e na França.

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Autores
  • Débora Denise dias Garafalo
Biografia
Referências

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Como Citar

GARAFALO, D. D. dias. Robótica com sucata : uma educação criativa para todos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1–21, 2019. DOI: 10.21713/rbpg.v15i34.1611. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1611. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 22, 2019