O projeto novos talentos da rede pública uma singela homenagem ao professor leopoldo de meis (1938 – 2014)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Rede Nacional de Educação para a Ciência (RNEC) foi idealizada e criada pelo esforço e dedicação do professor Leopoldo de Meis. Filho de pais italianos mas veio para o Brasil ainda criança. Graduou-se em Medicina pela UFRJ em 1961. Fez sua formação acadêmica no exterior, retornou para a UFRJ onde se tornou professor titular de Bioquímica Médica. Em 1985, iniciou seu trabalho na área de educação para ciência, enfatizando a participação de comunidades carentes. Com apoio da Fundação Vitae, depois da FINEP e CAPES criou a RNEC, formada por 32 grupos de pesquisa, de 20 instituições em 14 estados da federação. De Meis deixou um extraordinário legado científico e humanístico. A RNEC permitiu a inclusão social de milhares de jovens carentes e professores da rede pública, utilizando material didático de altíssima qualidade técnica e beleza incluindo: livros, vídeos e peças de teatro que tornaram o ensino de ciências extremamente atraente, dinâmico e alegre.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • João B. Calixto
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CALIXTO, J. B. O projeto novos talentos da rede pública. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 15, n. 34, p. 1-14, 22 nov. 2019.

Seção

Homenagem

Publicado:

Nov 22, 2019

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.