Conectando os programas de pós-graduação à sociedade: uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica

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Resumo

O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos.  Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação.  Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.


O presente artigo objetiva relatar o processo de construção e de elaboração de conteúdos da disciplina intitulada “Conectando o PPG Bioquímica ao Ensino Básico: Dos Laboratórios à Escola”, promovida pelo PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e destacar alguns relatos dos discentes em relação às mudanças de percepção para a formação na condição de pós-graduandos.  Método: Relato de experiência com base na construção da súmula da disciplina. A Análise de Conteúdo da percepção dos discentes em relação às atividades realizadas na disciplina. A obtenção dos dados deu-se por meio de um questionário. Resultados: A criação da disciplina surgiu da necessidade de possibilitar novas experiências aos estudantes de pós-graduação, bem como de compartilhar conhecimentos adquiridos nos laboratórios de pesquisa com a comunidade escolar, estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. Quanto à percepção dos estudantes, as respostas apontam que a disciplina contribuiu significativamente para que eles mudassem suas percepções em relação a atuação da pós-graduação na educação básica e a transposição didática, bem como a importância da difusão cientifica para a sociedade e para a sua formação.  Conclusão: As atividades da disciplina promoveram um elo entre o Programa de Pós-Graduação e a Educação Básica através da disseminação do conhecimento científico.

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Autores
  • Angela Wyse
Biografia
Referências

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Como Citar

WYSE, A. Conectando os programas de pós-graduação à sociedade: uma experiência que une laboratórios de pesquisa e educação básica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1620. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

nov. 29, 2019
Palavras-chave:

Postgraduate. Basic Education. University Social Insertion. Postgrado. Educación básica, Inserción social universitaria. Pós-Graduação. Educação Básica. Inserção Social da Universidade.