PERFIL E COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIAS/OS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Resumo

Esta investigação analisou a atuação das/os secretárias/os dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em relação às demandas da avaliação quadrienal da CAPES visando à qualificação dos processos e práticas gestoras destas colaboradoras para o melhor desempenho administrativo-pedagógico das coordenações, dos corpos docente e discente no processo de avaliação. A metodologia da pesquisa de tipo survey foi exploratório-descritiva, com apoio bibliográfico e documental. Do total de 85 secretárias/os participantes da pesquisa, a maioria é do sexo feminino 58 (68%), predomina a faixa-etária de 30 a 39 anos, a maioria (53%) atua nos PPGs entre 4 a 10 anos, destacando-se quatro secretárias com mais de 20 anos de atuação, ou seja, o tempo de atuação demostra experiência na função. A formação predominante é a graduação em Administração. Mais da metade das participantes busca se se capacitar para atender às exigências da gestão da pós-graduação. Entre as iniciativas de capacitação destaca-se o Fórum de Secretárias/os da Região Sul (FORSEC) e o Encontro Nacional (ENSEC).

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Autores
  • Silvia Adriana da Silva Soares
  • Evaldo Luis Pauly
Biografia
Silvia Adriana da Silva Soares
Graduada em Pedagogia pelo Unilasalle (2011), cursando MBA Gestão Empresarial. Atua como secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle.
Referências

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Como Citar

DA SILVA SOARES, S. A.; LUIS PAULY, E. PERFIL E COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIAS/OS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-17, 2 nov. 2020.

Seção

Estudos

Publicado:

Nov 2, 2020
Palavras-chave:

Secretaria da Pós-Graduação. Avaliação Quadrienal da Pós-graduação. Perfil e competências de secretárias/os.

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