O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos

Anete Abramowicz, Marisa Bittar, Tatiane Cosentino Rodrigues

Resumo


Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.


Palavras-chave


Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2009.v6.167