RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA estudo quantitativo das intervenções da UNIMONTES no Norte de Minas Gerais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Extensão Universitária representa pilar universitário de conexão e relacionamento com a sociedade, proporcionando aprendizado mútuo, pesquisas científicas e de comunicação com a sociedade para devolver resultados e desenvolver relações que buscam compreender e colaborar com os desafios dos mais diversos. O presente estudo teve como objetivo central a investigação de relatórios de Extensão em uma universidade pública no norte de Minas Gerais, a fim de contabilizar e divulgar indicadores que possam elucidar essa atuação e participação universitária no seu entorno social. A metodologia foi quantitativa, levantando informações de um quadriênio (2014-2017) de ações sobre participação docente e discente, número de ações de Extensão, número de atendimentos, áreas temáticas das ações e produção acadêmica. Os resultados obtidos mostraram que a Universidade atua em diversos municípios e com ações que geraram anualmente cerca de 600 mil atendimentos, destacando-se em ações que apoiam as escolas de ensino básico. Dentre as áreas temáticas, notou-se maior participação das áreas da saúde (≈40%), educação (≈20%) e cultura (≈15%)  A observação global dos resultados discriminados no texto é uma universidade que busca se relacionar com a sociedade, muitas vezes assistencialista, porém com alto número de eventos, cursos e produção acadêmica. Também sugere que há espaço para ampliar a atuação docente e discente, pois menos de 50% se envolveram em Extensão. A Extensão é fonte para reconhecimento do papel da universidade para a sociedade quando atuante e capaz de modificar positivamente os seus atores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marco Tullio Brazao-Silva
  • Romilda Sérgia Oliveira Unimontes
  • Lenir de Abreu Júnior Unimontes
  • Jussara Maria de Carvalho Guimarães Unimontes
Biografia
Romilda Sérgia Oliveira, Unimontes
Psicóloga, Mestra em Psicologia, Professora no Departamento de Políticas e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil; E-mail: romilda.oliveira@unimontes.br
Lenir de Abreu Júnior, Unimontes
Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia Mecânica, Professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil
Jussara Maria de Carvalho Guimarães, Unimontes
Pedagoga, Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil
Referências

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
FARIA, Doris Santos de (Org). Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília. Editora UNB. 2001.
FARIA, Doris Santos. Construção Conceitual da Extensão Universitária: uma conclusão DES-autorizada. In: FARIA, Doris Santos. (org) Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p177-185.
FORPROEX. Avaliação Nacional da Extensão Universitária. V.3. Brasília: MEC/SESu, 2001.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: < http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf> . Acesso em: 2201 de Ago.abril 20182020.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (Org). Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permantente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE, PROEX/UFMG, 2013. Disponível em:< https://www.ufmg.br/proex/renex/images/avalia%C3%A7%C3%A3o_da_extens%C3%A3o-_livro_8.pdf>. Acesso em: 22 abril 2020.
OLIVEIRA, Juliana. “Você sabe o que é extensão universitária? Disponível em:< https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/pesquisa_sobre_extensao_resultados.pdf>. Acesso em: 22 abril 2020.
SANTOS, Boaventura Souza. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. A Extensão Universitária no enfrentamento ao Coronavírus, 2020. Disponível em:< http://egresso.ufes.br/conteudo/extensao-universitaria-no-enfrentamento-ao-coronavirus>. Acesso em: 22 abril 2020.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRAZAO-SILVA, M. T.; OLIVEIRA, R. S.; DE ABREU JÚNIOR, L.; GUIMARÃES, J. M. DE C. RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-29, 2 nov. 2020.

Seção

Estudos

Publicado:

Nov 2, 2020
Palavras-chave:

Extensão universitária;, estudo quantitativo;, indicadores de Extensão

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.