MÉTODOS ESTATÍSTICOS ADOTADOS EM TESES DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO um estudo descritivo

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Introdução: O conhecimento acerca dos principais métodos estatísticos utilizados em estudos de uma determinada área do conhecimento permite conhecer o design metodológico predominante, bem como os principais objetivos a serem testados, e verificar se há limitações no uso de métodos mais elaborados e atualizados. Objetivo: descrever os principais métodos estatísticos adotados em teses de doutorado desenvolvidas em um programa de pós-graduação na área de Educação Física e descrever os métodos estatísticos utilizados nos artigos publicados com dados oriundos dessas teses. Metodologia: o presente estudo analisou teses de caráter quantitativo, defendidas entre 2003 e 2013 e seus correspondentes artigos publicados. Os seguintes dados foram extraídos das teses e dos artigos: quantidade de artigos publicados com dados oriundos de cada tese, dados relativos à análise descritiva, testes de normalidade, se foram ou não realizados testes estatísticos inferenciais e, em caso afirmativo, quais foram adotados. Resultados: um total de 46 teses e 88 artigos foram incluídos nas análises do presente estudo. A mediana de publicações por tese foi de dois artigos, sendo que 10 teses não apresentaram nenhum artigo publicado e três teses apresentaram cinco estudos publicados. Verificou-se a predominância de estudos transversais, a preferência pelo uso da estatística inferencial, com predominância de testes paramétricos. Ainda, evidenciou-se elevada utilização de métodos de comparações entre médias, e uso de correlações. Conclusões: de forma geral, os métodos estatísticos adotados nas teses e nos artigos publicados são adequados e coerentes com os objetivos propostos nos estudos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ROCHA COSTA, R.; DE SOUZA CASTRO, F. A. MÉTODOS ESTATÍSTICOS ADOTADOS EM TESES DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-18, 2 nov. 2020.

Seção

Estudos

Publicado:

Nov 2, 2020
Palavras-chave:

Estatística. Monografia. Artigo de revista.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.