Mudanças nos projetos de pesquisa de mestrandos: uma contribuição para a formação de pesquisadores

Celia Finck Brandt, Priscila Larocca

Resumo


O artigo analisa algumas mudanças qualitativas observadas nos projetos de pesquisa de mestrandos, durante o desenvolvimento da disciplina Seminários de Pesquisa da Linha Ensino-Aprendizagem (SPEA). Efetivando um espaço problematizador, a experiência de ensino pautou-se pelos princípios: a) centralidade da produção de conhecimentos e formação de novos pesquisadores; b) necessidade de a produção atender a exigências teóricas, epistemológicas, morfológicas e técnicas; c) compreensão de que a pesquisa envolve aprendizagens intensas e criativas; e d) produção coletiva. Conclui-se que a complexidade das pesquisas em Educação exige o debate sobre o significado do conhecimento científico dos processos educacionais e estudos sobre os modos de funcionamento cognitivo subjacentes à produção de conhecimentos científicos.


Palavras-chave


Pesquisa. Projeto de pesquisa. Formação de pesquisadores. Pós-Graduação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2009.v6.170