ATIVIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA MATEMÁTICA COM ELEMENTOS DIDÁTICOS DA BNCC

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Resumo

Este Artigo Científico, apresenta resultados de estudos sobre a construção de propostas de atividades para as Práticas Computacionais nos Fundamentos da Matemática (PCFM) dos cursos de licenciatura em Matemática, que priorizam as habilidades sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase na metodologia proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de softwares educacionais, como o wimplot e o Geogebra e planilhas eletrônicas como o Excel. Serão explorados temas intrínsecos à BNCC como: Competência Geral (CG), Específica (CE), Unidade Temática (UT), Objeto de Conhecimento (OC) e Habilidade (H), para escolares a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF) – que abrange do 6º ao 9º ano – e nas três séries/ano do Ensino Médio (EM) de modo que se compreenda melhor as propostas da BNCC. As habilidades apresentadas são aquelas que dizem respeito as UT’s que utilizam ambientes computacionais para o ensino e aprendizagem de matemática com as mais novas técnicas de estudos. São apresentadas propostas de ensino a luz da BNCC, de material produzido e trabalhado em sala de aula com os acadêmicos de matemática no laboratório de informática aplicada ao ensino de matemática. São sugeridas a utilização das metodologias ativas, como por exemplo: Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) de Simon e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), do inglês Problem Based Learning e a produção de algoritmos para resolver problemas com o uso de aplicativos como por exemplo o Geogebra.

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Autores
  • João Socorro Pinheiro Ferreira
Biografia
Referências

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Como Citar

FERREIRA, J. S. P. ATIVIDADES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA MATEMÁTICA COM ELEMENTOS DIDÁTICOS DA BNCC. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 35, p. 1-22, 24 jun. 2020.

Seção

Artigo

Publicado:

Jun 24, 2020
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