A TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES

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Resumo

O artigo aborda a transmissão de conhecimentos realizada por Programas de Pós-Graduação da área Interdisciplinar e tem como objetivo identificar os meios de transmissão utilizados por eles. Para esse fim, aplicou-se um questionário como uma amostra não probabilística de 59 docentes membros de Programas de Pós-Graduação da área Interdisciplinar e as respostas foram analisadas utilizando-se de estatística descritiva e análise de conteúdo. Identificou-se que os conhecimentos científicos são aqueles indicados pelos respondentes como de maior importância e de maior grau de transmissão. Ademais, oito meios de transmissão foram indicados por mais da metade dos respondentes como com grau de utilização “Alto” ou “Muito Alto”, são eles: “Revistas Científicas”; “Projetos de Pesquisa”; “Dissertações e Teses”; “Grupos de Estudos/Discussão”; “Sites Institucionais”; “Eventos Extensionistas”; “Conversas Formais”; “Materiais Didáticos”. Apesar disso, somente os dois primeiros meios são constantes em quatro dos públicos considerados (“Comunidade Acadêmica Docente”, “Comunidade Acadêmica Discente”, “Comunidade Científica”, “Membros Internos ao PPG”), sendo que nos dois públicos restantes (“Mercado de Trabalho” e “Sociedade em geral”) não foram identificados meios de transmissão que se sobressaíssem. Finalmente, considera-se existe, com base na amostra pesquisada, fragilidade na transmissão dos conhecimentos para os públicos “Mercado de Trabalho” e “Sociedade em geral” e sugere-se que estudos futuros busquem aprofundar a compreensão de como transmissão de conhecimentos para eles ocorre.

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Autores
  • Rafaela Wille de Aguiar
  • Maria do Carmo Duarte Freitas
Biografia
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Como Citar

WILLE DE AGUIAR, R.; DUARTE FREITAS, M. DO C. A TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-25, 2 nov. 2020.

Seção

Estudos

Publicado:

Nov 2, 2020
Palavras-chave:

Programas de pós-graduação, Transmissão de conhecimentos, CAPES - Área interdisciplinar

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