Proposta curricular para a formação de mestres em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - a experiência da Escola de Química da UFRJ

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem característica interdisciplinar e é concebido para engenheiros químicos e profissionais de áreas correlatas interessados em estudos avançados em Engenharia Química. Por envolver diversas áreas de conhecimento em Ciências Básicas e Engenharias, candidatos de diferentes currículos de graduação vêm buscando a pós-graduação no Programa. Para conciliar a diversidade de origens, o Programa implantou reforma curricular no curso de mestrado, que se apoia em trajetórias origem–destino para definir conjuntos de disciplinas de fundamentos. O elenco de disciplinas de uma trajetória de domínio conexo nao estabelece área de concentração, que é definida pelo conjunto de disciplinas eletivas orientadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ofélia de Q. F. Araújo
  • Nei Pereira Jr
  • Carlos André Vaz Jr
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ARAÚJO, O. de Q. F.; JR, N. P.; JR, C. A. V. Proposta curricular para a formação de mestres em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - a experiência da Escola de Química da UFRJ. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2009.v6.171. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/171. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Reforma curricular. Estrutura curricular. Tecnologia. Engenharia. Formação interdisciplinary. Curricular reform. Curricular structure. Technology. Engineering. Interdisciplinary formation.