A SSM como instrumento de mobilização em um curso de pós-graduação em formação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No presente texto, relata-se a experiência com a utilização do método Soft Systems Methodology (SSM) na identificação e elaboração de propostas com a participação e empenho conjunto dos docentes e alunos do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA) em fase de formação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, objetivando à época reconhecimento do programa de pós-graduação perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, orgão da esfera federal vinculado ao Ministerio da Educação. O método aplicado procurou identificar e estruturar as situações problemáticas e com dificuldades de definição, visando, de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o ideal e/ou mundo do pensamento sistêmico. A experiência resultou em uma planilha de acompanhamento acadêmico e a SSM, nesse cenário, mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem, caracterizando-se por constantes debates e participação política de todos os atores envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pós-graduação, configurando-se como instrumento útil para o programa discutir seus segmentos internos, seus papéis, o que deveria ser mudado e, principalmente, tornar os discentes participantes corresponsaveis pelo processo de avaliação e envolvidos politicamente com seus resultados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Pedro Marcos Roma de Castro
  • Antonio Sérgio Torres Penedo
  • Márcio Mattos Borges de Oliveira
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CASTRO, P. M. R. de; PENEDO, A. S. T.; OLIVEIRA, M. M. B. de. A SSM como instrumento de mobilização em um curso de pós-graduação em formação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2009.v6.172. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/172. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Soft Systems Methodology. Programa de Pós- Graduação. Critérios de Avaliação. Soft Systems Methodology. Graduate Studies. Evaluation Criteria.