Desafios da avaliação de publicações em periódicos: discutindo o novo Qualis da Área Engenharias III

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente trabalho apresenta uma contribuição para o diag­nóstico da avaliação da publicação da pesquisa científica no País, que utiliza o sistema ‘‘Qualis’’, base de dados estabelecida pela Capes para classificação de periódicos e importante instrumento para o desenvol­vimento da pesquisa científica brasileira. São identificadas as princi­pais dificuldades inerentes a essa avaliação. É feita ainda uma análise do mais recente documento da área ‘‘ENGENHARIAS III’’”, que contem­pla Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Produção, Engenharia Me­cânica, Engenharia de Petróleo e Engenharia Naval e Oceânica. Dis­cutem-se as propostas deste documento, sendo construído um mapa conceitual mostrando uma síntese das interrelações dos conceitos utilizados. Complementarmente, são abordados pontos de aperfeiço­amento do Qualis, tendo como foco principal a subárea de Pesquisa Operacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marcos Pereira Estellita Lins
  • Leonardo Antonio Monteiro Pessôa
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LINS, M. P. E.; PESSÔA, L. A. M. Desafios da avaliação de publicações em periódicos: discutindo o novo Qualis da Área Engenharias III. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.179. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/179. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Qualis Periódicos. Engenharias III. Mapas Conceituais. Pesquisa Operacional. Research Evaluation. Periodicals. Engineering. Conceptual Maps. Operations Research.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)