Programas de pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária?

Sandra Regina Soares, Maria Isabel da Cunha

Resumo


O texto aborda os resultados de uma pesquisa realizada junto a professores-pesquisadores, coordenadores de programas de pós-graduação (PPG) em Educação de duas universidades públicas brasileiras, que procurou compreender como os PPGs da área da Educação acolhem docentes com formação em campos científicos distintos e se as questões da docência na educação superior fazem parte das preocupações desses programas. Os dados indicaram que a representação de docência universitária compartilhada pelos participantes vincula o ensino à pesquisa, entretanto, os saberes pedagógicos são expressos mediante formulações genéricas. A pós-graduação stricto sensu é percebida como o lugar privilegiado para a formação do docente universitário; todavia, os coordenadores reconhecem que os programas concentram sua atenção na formação do pesquisador, consoante as práticas reguladoras da Capes.

Palavras-chave


Docência Universitária. Formação de Professor. Programas de Pós-Graduação em Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.18