Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Neste estudo pretendeu-se analisar o processo de constru­ção interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECC) da Universidade Federal de San­ta Catarina (UFSC) pelas percepções docente e discente, considerando suas próprias vivências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e de conteúdo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados primários. Percebeu-se que a interdisciplinaridade no PPGEGC/UFSC não é vista como um fim em si mesmo; pelo contrário, assume-se institucionalmente que o Programa é um processo de construção em que a interdisciplinaridade é um con­ceito transversal a todas as disciplinas e pesquisas que o compõem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
  • Patricia de Sá Freire
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PACHECO, R. C. dos S.; TOSTA, K. C. B. T.; FREIRE, P. de S. Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.185. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/185. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Complexidade. Programa de Pós-Graduação. � � � � � � Construção do Conhecimento. Conhecimento Científico. Conhecimento Tecnológico. Interdisciplinarity. Complexity. Graduate Program. Construction of Knowledge. Scientific Knowledge. Technological Knowledge.