Presença da História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes da Uerj

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A presente comunicação pretende refletir sobre o papel dos programas de pós-graduação em Artes Visuais na abertura de novos espaços de atuação crítica e historiográfica. No quadro dos debates contemporâneos, a superação de algumas das tradicionais fronteiras reflexivas vem postulando a aproximação da arte com a cultura con­temporânea (compreendida aí não como sinônimo de atualidade, e sim como certa qualidade reflexiva do fenômeno artístico e cultural, que pensa a cisão com o tempo e o espaço atuais que os constitui), as­sim como a vinculação direta entre o discurso e a ação crítica insti­tucional. A análise partirá do caso do curso de mestrado em Arte e Cultura Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), buscando levantar os impasses, desafios e limites de sua própria formulação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Vera Beatriz Siqueira
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SIQUEIRA, V. B. Presença da História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes da Uerj. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.187. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/187. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

História da Arte. Pós-Graduação em Artes Visuais. Historiografia da Arte Contemporânea. History of Art. Graduate Studies in Visual Arts. Contemporary Historiography of Art.