A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe

Tatiana Cardoso Andrade, Ilka Thiziane Teixeira de Santana, Ana Beatriz Garcia Costa Carvalho, Maria Benedita Lima Pardo

Resumo


A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.


Palavras-chave


formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2004.v1.23