O ensino de Ciências na escola básica e a universidade: considerações sobre formação inicial e continuada de professores a partir de uma pesquisa participativa via abordagem CTSA no sul fluminense

Guaracira Gouvea, Celso Sanchez, Maria Auxiliadora Delgado Machado, Renata Monteiro, Guilherme Silveira, Julia Fortes dos Santos

Resumo


Neste trabalho, discutimos os primeiros resultados da pesquisa “Ensino de Ciências: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino”, inserida no Programa Observatório da Educação/Capes. Nosso objetivo é analisar como a relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) está expressa na prática docente do ensino de Ciências para o ensino médio e no desempenho dos estudantes nas questões do Enem sobre energia. Apresentamos uma análise preliminar sobre o curso de formação continuada de professores de Ciências, no qual se adotou a metodologia CTSA sob a perspectiva freireana dos temas geradores. Por fim, ressaltamos a importância desse projeto para a formação dos pós-graduandos e licenciandos do nosso grupo ao confrontá-los diretamente com os saberes dos professores e promover uma prática participativa envolvendo a universidade e a escola básica.Palavras-chave: Ensino de Ciências na Escola Básica. CTSA. Temas Geradores. Pesquisa Participativa

Palavras-chave


Ensino de Ciências na Escola Básica. CTSA. Temas Geradores. Pesquisa Participativa

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v8.231