Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Neste artigo são discutidos alguns dos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar no Brasil e em Minas Gerais. Inicialmente, apresentam-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou a evasão escolar. Em seguida,aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacandose, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram-se alguns dados empíricos relativos ao ingresso e ao abandono de estudantes no ensino técnico no Brasil e em Minas Gerais. Finalmente, são apresentadas algumas conclusões preliminares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ana Zuleima Lüscher
  • Rosemary Dore
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LÜSCHER, A. Z.; DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.244. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/244. Acesso em: 20 abr. 2024.

Palavras-chave:

Política Educacional Brasileira. Evasão, Abandono e Permanência. Educação Profissional. Educação Básica. Brazilian Education Policies. Persistence (continuity) and Dropout. Vocational Technical Education. Basic Education Política Brasileña Educación. Evasión, Abandono y Permanencia. Formación Profesional. Educación Básica.