Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena

Aldir Santos de Paula, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, Aryon Dall'Igna Rodrigues, Chandra Wood Viegas, Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá

Resumo


Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.

Palavras-chave


Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.249