Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro

Regina Célia Moraes Vieira, Maria Auxiliadora de Souza Ruiz

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.

Palavras-chave


Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.253