A educação profissional e os desafios do desenvolvimento brasileiro: uma proposta integradora entre a pós-graduação, a educação básica e os mundos do trabalho

Tânia Fischer, Claudiani Waiandt

Resumo


O estudo se baseia no relato de 30 professores sobre o curso de mestrado que concluíram recentemente como via de preparação para a pesquisa. As conclusões confirmam a importância do curso e apontam para a discussão de vários de seus aspectos: o sistema de seleção dos candidatos, o conjunto de disciplinas e atividades oferecidas, a participação em grupos de pesquisa, o estímulo à produção discente,o processo de orientação e defesa da dissertação e todo o conjunto de recursos oferecidos pela instituição universitária na qual se situa o programa de pós-graduação. O conjunto de entrevistados reconheceu a influência da experiência vivida no mestrado sobre sua concepção de pesquisa, seu potencial e suas limitações.

Palavras-chave


Mestrado. Pesquisa. Professor da Educação Básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.278