Ensino de Ciências de qualidade na perspectiva dos professores de nível médio: construindo uma comunidade de pesquisadores

Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Flávia Rezende Valle dos Santos, Maria Auxiliadora Delgado Machado, Silvania Sousa do Nascimento, Fernanda Ostermann, Nathan Pinheiro, Márcia Sampaio Duarte (in memorian), Luziane Beyruth Schwartz, Roberta Comissanha, Endy Nadelli Mari Marques do Val, Josiane de Souza

Resumo


Neste trabalho, apresentamos alguns resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida na forma de rede interinstitucional no âmbito do projeto Observatório da Educação/Capes entre grupos ligados a universidades em três estados brasileiros sobre o tema Qualidade da Educação em Ciências. O cerne metodológico da pesquisa foi a realização de grupos focais com professores de ciências do ensino médio para a discussão de questões relacionadas ao tema escolhido nas universidades participantes do projeto, cujos dados produzidos vêm sendo analisados. Além disso, ressaltamos como os alunos envolvidos no projeto deparam com uma situação ímpar de horizontalidade, na qual convivem com professores/pesquisadores e distintas formas de investigar, em um cenário de contínua reflexão e construção de conhecimento.

Palavras-chave


Qualidade do Ensino. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.288