Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo examina a proposta das teses e dissertações na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em uma espécie de “estado da arte”,identifica a potência criativa do diálogo entre essas duas grandes áreas do conhecimento humano e suas possibilidades inovadoras para o ensino de ciências dos nossos dias. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e foram observados os seguintes parâmetros: a intencionalidade na criação ou apropriação deexpressões artísticas ou estéticas, como parte da interdisciplinaridade proposta para o ensino de ciências, e a reflexão teórica sobre o diálogo entre ciência e arte. As conclusões apontam para a rediscussão do lugar e do sentido da cultura no ensino de ciências e para a relevânciade um programa de pós-graduação nessa área que inclua a diversidadede formação como característica para propostas inovadoras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Denise Figueira-Oliveira
  • Lucia De La Rocque Rodriguez
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles
Biografia
Denise Figueira-Oliveira
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FIGUEIRA-OLIVEIRA, D.; RODRIGUEZ, L. D. L. R.; DE MEIRELLES, R. M. S. Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.302. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/302. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jul. 31, 2012
Palavras-chave:

Ciencia y Arte. Enseñanza de Biociencias. Cultura. Creatividad. Science and Art. Bioscience Teaching. Culture. Creativity. Ciência e Arte. Ensino de Biociências. Cultura. Criatividade.