Avaliação da qualidade do periódico científico para indexação: estudo de caso ilustrado na Revista Ibero-Americana de Engenharia Industrial (IJIE)

Sandra Rolim Ensslin, Fabrício Kurman Merlin, Juliane Vieira de Souza, Leonardo Ensslin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Nara Medianeira Stefano

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de avaliação construído para o periódico Revista Ibero-Americana de Engenharia Industrial (IJIE, sigla em inglês), levando em conta os critérios necessários e suficientes, segundo a percepção do editor científico (decisor), para apoiar sua gestão, a fim de buscar a indexação no portal de periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória. Para acoleta de dados, utilizaram-se fontes primárias, por meio de entrevista com o editor do periódico. A partir do modelo construído, possibilitou-se:(i) identificar 84 critérios julgados relevantes pelo decisor; (ii)avaliar o periódico segundo esses critérios; e (iii) gerar alternativas para aperfeiçoar o desempenho, permitindo, ao decisor, compreender as consequências dessas ações. Os resultados apontaram para autilidade da proposta, que conseguiu cumprir os objetivos de identificar,organizar e mensurar os aspectos relevantes segundo a percepção do editor, responsável pelo gerenciamento do periódico.

Palavras-chave


Periódico Científico Eletrônico. Indexação. Avaliação da Qualidade. Portal de Periódicos. MCDA-C.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.354