Proposta de criação de um indicador para análise da adequação da coleção do Portal de Periódicos da Capes à produção científica nacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A partir da análise dos estudos realizados sobre o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), este trabalho propõe a criação de um indicador automático de avaliação da adequação do conteúdo do Portal à produção de teses e dissertações cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). São descritos os passos básicos para a criação desse indicador e as ponderações sobre a sua viabilidade tecnológica. Ao final, são discutidos possíveis impactos e a importância desse indicador para a avaliação da adequação do Portal de Periódicos da Capes em relação às necessidades informacionais da comunidade científica brasileira. O indicador forneceria informações para a implementação de medidas de adaptabilidade contínua do Portal às necessidades de seus usuários.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Max Cirino de Mattos
  • Wesley Rodrigo Fernandes
  • Beatriz Valadares Cendón
Biografia
Max Cirino de Mattos
Mestre e doutorando em Ciência daInformação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Wesley Rodrigo Fernandes
Mestrando em Ciência da Informaçãopela Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Beatriz Valadares Cendón
Doutora em Biblioteconomia e Ciênciada Informação pela Universidade do Texas
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DE MATTOS, M. C.; FERNANDES, W. R.; CENDÓN, B. V. Proposta de criação de um indicador para análise da adequação da coleção do Portal de Periódicos da Capes à produção científica nacional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 19, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.358. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/358. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mar. 30, 2013
Palavras-chave:

Portal Periódicos Capes. Avaliação de coleção. BDTD. Bibliometria. CAPES Portal of Electronic Journals. Evaluation of Journal Collections. BDTD. Bibliometry. Portal Capes de Revistas Electrónicas. Colección de Evaluación. BDTD. Bibliometría.