Aprendizagem colaborativa, transdisciplinaridade e gestão socioambiental na Amazônia: abordagens para a construção de conhecimento entre academia e sociedade

Simone Athayde, Wendy-Lin Bartels, Robert Buschbacher, Rosane Duarte Rosa

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão sobre duas experiênciasde formação de líderes para a gestão socioambiental colaborativana Amazônia como contribuição à geração de abordagens para ofortalecimento da pós-graduação na construção de caminhos para odesenvolvimento sustentável. As abordagens inter e transdisciplinaraplicadas foram adaptadas de programas de pós-graduação e formaçãode lideranças da Universidade da Flórida. Essa abordagem, ainda emconstrução, tem como objetivo integrar teorias e métodos de sistemassocioecológicos complexos com conceitos e experiências de gestãoparticipativa, bem como elementos da aprendizagem colaborativa eexperiencial na educação de adultos. As lições aprendidas apontam paraoportunidades e desafios na construção conjunta de conhecimentoentre academia e sociedade como paradigma inovador de educaçãopara a sustentabilidade na Amazônia, integrando perspectivas econhecimentos de diferentes atores sociais.

Palavras-chave


Pós-Graduação na Amazônia. Aprendizagem Colaborativa. Sistemas Socioecológicos Complexos. Pesquisa Participativa. Desenvolvimento Sustentável. Transdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.419