Análise da formação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apontada nas atuais políticas de Ciência, Tecnologia e Inovaçãocomo uma área portadora de futuro, a Biotecnologia tem exigido políticasespecíficas para o seu desenvolvimento. Dentre elas, a formaçãode recursos humanos, que constitui uma ação estratégica. Visando contribuir com essa temática, o presente artigo objetiva analisar aformação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro.Foram utilizadas como fonte de pesquisa as linhas de pesquisa doscursos de pós-graduação stricto sensu ofertados na região e asdesenvolvidas pelos grupos de pesquisas cadastrados na plataformaLattes do CNPq. Os resultados apontam para: a articulação entre ostemas regionais e as áreas de fronteiras; e a ausência de formação nasáreas de Nanobiotecnologia e Bioinformática e de pesquisadores emtemas relacionados a ações estruturantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Benedita Marta Gomes Costa
  • Edilson da Silva Pedro
  • Gorete Ribeiro de Macedo
Biografia
Benedita Marta Gomes Costa
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

COSTA, B. M. G.; PEDRO, E. da S.; DE MACEDO, G. R. Análise da formação de recursos humanos em Biotecnologia no Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 22, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.459. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/459. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

abr. 1, 2014
Palavras-chave:

Biotechnology. Formation of Human Resources. Northeast Region. Research Lines. Biotecnologia. Formação de Recursos Humanos. Região Nordeste. Linhas de Pesquisas. Biotecnología. Formación de Recursos Humanos. Región Nordeste. Líneas de Investigación.