Perfil dos mestres de um programa de pós-graduação em Promoção de Saúde: características e percepções sobre o curso

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil de mestres egressos entre janeiro de 2006 e maio de 2011 do mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca e suas percepções sobre o curso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, autoaplicável, enviado por correio eletrônico. Da amostra de 128 egressos, 86 (67,1%) responderam à pesquisa, sendo predominantes as mulheres, fisioterapeutas e enfermeiras. A idade média ao iniciarem o mestrado foi de 34 anos e o tempo médio para titulação, de 25,6 meses. Durante o curso, trabalhavam mais de 40 horas semanais como docentes em instituições de ensino superior privadas, que eram as fontes de auxílio financeiro para a realizaçãodo curso. Apresentaram pouca atuação em pesquisa, mas um bom domínio do inglês. A titulação contribuiu com um aumento salarial menor que 20%, e a docência apresentou-se como a área de atuação predominante antes e depois do mestrado. As expectativas em relação ao curso foram plenamente alcançadas; o curso foi considerado imprescindível para o exercício profissional, e o aprendizado adquirido é utilizado na docência. Este estudo permitiu conhecer profissionais com habilidades e competências para a solução de problemas atuais e capazes de auxiliar no planejamento de condições melhores para as comunidades locais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sara Regina Ferreira
  • Mônica Andrade Morraye
Biografia
Sara Regina Ferreira
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FERREIRA, S. R.; MORRAYE, M. A. Perfil dos mestres de um programa de pós-graduação em Promoção de Saúde: características e percepções sobre o curso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 22, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.464. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/464. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

abr. 1, 2014
Palavras-chave:

Graduates. Graduate Study. Health Promotion. Egressos. Pós-Graduação. Promoção de Saúde Egresados. Posgrado. Promoción de la Salud.