ObserveUnB: Observatório da Rede de Colaboração Científica da Universidade de Brasília

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta a definição e o desenvolvimento doObserveUnB, um observatório da rede de colaboração científica eacadêmica na Universidade de Brasília (UnB). O foco do ObserveUnBé representar a rede de colaboração científica e potencializar suaampliação por meio da descoberta de potenciais parcerias. OObserveUnB utiliza informações existentes nos Currículos Lattesdos pesquisadores da UnB, nos grupos de pesquisa certificados pela instituição no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e nas bases dedados dos sistemas acadêmicos e de pessoal. O projeto do ObserveUnBcontempla ainda a extensão da ontologia Conscientias (base do Lattes)e a definição de um modelo de reputação dos participantes da rede.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Célia Ghedini Ralha
  • Denise Bomtempo Birche de Carvalho
  • Gabriela Netto Guerra
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RALHA, C. G.; CARVALHO, D. B. B. de; GUERRA, G. N. ObserveUnB: Observatório da Rede de Colaboração Científica da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 22, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.468. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/468. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

abr. 1, 2014
Palavras-chave:

Observatório. Colaboração Científica. Programa de Pós-Graduação. Ontologia. Modelo de Reputação. ObserveUnB. Observatory. Scientific Collaboration. Graduate Program. Ontology. Reputational Model. ObserveUnB.