Peculiaridades da pós-graduação no Brasil, na Costa Rica, no Equador e no México: um estudo comparativo

Christianne Luce Gomes, Rodrigo Elizalde

Resumo


Este artigo objetiva compreender como a pós-graduaçãoé caracterizada no Brasil, na Costa Rica, no Equador e no México,bem como discutir peculiaridades do trabalho docente nesse nívelformativo. A metodologia deste estudo comparativo contou compesquisa bibliográfica, análise documental e grupo focal. Apesar de serentendida de forma distinta nesses quatro países latino-americanos,a pós-graduação diz respeito a uma formação superior qualificadaque, em geral, requer envolvimento com pesquisa. As fronteiras entreespecialização e mestrado profissional são tênues e ambíguas namaioria dos países. A exigência de titulação para atuar como docente nesse nível de ensino é distinta, e muitos professores estão vulneráveisà precarização do trabalho, indicando problemáticas e desafios comunspara o avanço da pós-graduação na região como um todo.


Palavras-chave


Pós-graduação. Mestrado. América Latina. Universidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.492