Experiências de cooperação da UTFPR com países africanos de língua portuguesa

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A cooperação do Brasil com países africanos, nos últimos anos, tem se intensificado mediante os acordos denominados Sul-Sul. No âmbito da educação superior, as cooperações têm se caracterizado principalmente na formação de quadros de profissionais para estes países. Nesta vertente, objetiva-se refletir sobre experiências de cooperação internacional que se estabelece entre Brasil e África, especialmente com países de língua Portuguesa – Guiné Bissau, Angola, Moçambique e Cabo Verde – tendo como local a UTFPR, campus Pato Branco, a partir de três acordos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo com base principalmente em documentos oficiais e em relatórios institucionais. As análises apontam para a importância da participação efetiva da UTFPR na institucionalização da Educação Superior na Escola Nacional de Administração (ENA) da Guiné-Bissau, bem como para a formação de profissionais em nível de graduação e Pós-graduação e para o fortalecimento da ciência e da tecnologia destes países africanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
Biografia
Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco

Licenciada em Letras.

Mestrado e Doutorado em Educação.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco

Dra. Em Educação - UFRGS

Prodessora do PPGDR/UTFPR pesquisadora do CEPAD/UTFPR e GEU/Ipesq/UFRGS

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BERNARTT, M. de L.; RUBIN-OLIVEIRA, M. Experiências de cooperação da UTFPR com países africanos de língua portuguesa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.496. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/496. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

International cooperation. Educational human resources. African countries. International Cooperation. Educational Human Resources. African Countries. Cooperación Internacional. Formación de Cuadros. Países Africanos.