Migração interna de mestres e doutores no Brasil: algumas considerações

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A migração interna de mestres e doutores no Brasil é um fenômeno recente, mas que tem se intensificado ao longo das últimas décadas. A ampliação da circulação dessa mão de obra qualificada entre as diversas regiões do País é consequência, principalmente, da desconcentração do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e também da expansão do ensino superior. A principal atividade econômica empregadora desse grupo populacional (a educação) é vinculada, direta ou indiretamente, à política educacional para o ensino superior. Portanto, para entender esse fenômeno, é necessário compreender como ocorreu a expansão da política (de Estado) educacional ao longo do tempo, seja pela ótica da oferta (criação e expansão dos programas/cursos de pós-graduação), seja pela ótica da demanda (contratação de professores para o ensino superior).

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sergio Oswaldo de Carvalho Avellar Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Biografia
Sergio Oswaldo de Carvalho Avellar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutorando em Demografia, na Universidade de Campinas (Unicamp).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

AVELLAR, S. O. de C. Migração interna de mestres e doutores no Brasil: algumas considerações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 24, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.512. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/512. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mai. 20, 2015