A formação em pós-graduação na periferia da periferia

Keila Paiva da Silva, Ana Paula V. Bastos

Resumo


Este estudo apresenta uma análise a respeito da contribuição do conhecimento adquirido na pós-graduação para o desenvolvimento regional, fundamentando-se em duas correntes: uma que defende a ideia tradicional do investimento em ciência básica como elemento essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer região e outra que defende a interdisciplinaridade como resposta à fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista, que vem ocupando cada vez mais espaço nas universidades brasileiras, com a ampliação crescente de programas de pós-graduação stricto sensu, perante a necessidade que a sociedade do conhecimento, informacional e globalizada impõe à ciência moderna como solução para essa nova forma organizacional. A pesquisa baseou-se na coleta de dados secundários, que foram analisados por meio dos coeficientes de correlação, de especialização e de reestruturação. Os resultados mostraram que a desigualdade regional ainda limita o processo de formação e, consequentemente, de inovação do País, sendo que esses são alguns dos fatores que impedem o crescimento econômico equitativo das regiões.

Palavras-chave


Innovation. Knowledge. Universities. Interdisciplinarity. Regional Development.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.525