Pós-graduação em ciência do solo na região amazônica: uma possível realidade

Franciane Diniz Cogo, Helder Barbosa Paulino, Marco Aurélio Carbone Carneiro

Resumo


O presente estudo objetivou verificar a existência de programas de pós-graduação na temática Ciência do Solo e/ou cursos correlatos, bem como o perfil de docentes dos programas na região amazônica do Brasil, de modo a auxiliar futuras ações para o desenvolvimentoda pesquisa em Ciência do Solo. Nessa região, encontraram-se 13 programas de pós-graduação, com 39 disciplinas oferecidas que apresentam aderência ao tema Ciência do Solo, lecionadas por 36 docentes, indicando que há professores qualificados para a abertura de programa de pós-graduação em Ciência do Solo. Para a concretização de tal objetivo, políticas de incentivo e financiamento para o fortalecimento dos grupos de pesquisa com foco no desenvolvimento da Ciência do Solo regional contribuirão para a redução das assimetrias, geração de pesquisas de importância regional, formação de recursos humanos de elevada qualidade e fixação de doutores na região.

Palavras-chave


Education of Soil Science. Postgraduate Program.Professors.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.527