Masters courses in Brazil, France and Portugal: elements of a comparative approach

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Abstract

This article derives from the observation that there is a gap in critical educational research in the context of Latin America concerning the international comparative approach and that, due to the globalization of educational problems, there is a recent movement to resume comparative studies as a tool to support policy making. It aims to study aspects of the organization and availability of master courses in Brazil, France and Portugal. The comparative approach was developed through the identification of legislation and available statistical data. From the perspective of the other, the study focused on elements dealing with the identity construction of master courses in these countries in order to contribute to the improvement of this level of education and inspire other studies and investigations about the theme

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Autores
  • Lucília Regina de Souza Machado Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
  • Eloisa Helena Santos Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
  • Adilene Gonçalves Quaresma Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Biografia
Lucília Regina de Souza Machado, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1972), com mestrado (UFMG, 1979) e doutorado (PUC-SP, 1984) em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (Iresco, CNRS, França, 1997/98). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, está vinculada como professora ao Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), onde está responsável pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisas e presta serviços técnicos especializados na área de educação, trabalho e educação, educação profissional, formação de professores, trabalho, gestão social, desenvolvimento local e políticas públicas. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Foi membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - CONAC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. É membro do Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã.
Eloisa Helena Santos, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento e de seu Comitê Científico. Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Mestre em Educação e Graduada em Serviço Social. Foi professora convidada da Universidade de Paris X. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até 2003. Membro fundadora do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi coordenadora. Experiências profissionais: assistente social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; ensino superior (doutorado, mestrado, especialização, graduação), ensino fundamental, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, gestão pública, consultorias, conferências, pareceres. Membro de comissões/conselhos editoriais de periódicos. Orientações acadêmicas, especialmente em nível de mestrado e doutorado. Áreas de interesse e atuação: educação, organização e gestão do trabalho, saberes do trabalho, relação do sujeito com o saber, qualificação de trabalhadores, educação de jovens e adultos, formação inicial e continuada de professores, políticas sociais, desenvolvimento social, inclusão social, teoria e prática interdisciplinar, democratização da educação e da escola, currículo integrado, metodologia de pesquisa e práticas de intervenção. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos.
Adilene Gonçalves Quaresma, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Doutora em Educação (2011), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Tecnologia área de concentração: Educação Tecnológica (2004), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, especialista em Gestão Teórico-Prática (1999), pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduada em Pedagogia (1994), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA, no qual orienta pesquisas de caráter interdisciplinar e desenvolve pesquisa sobre os aspectos pedagógicos da formação no mestrado profissional e nos cursos de Pedagogia do Centro Universitário Una e da Faculdade da Cidade de Santa Luzia. Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica em escolas públicas e particulares, destacando-se experiência como coordenadora pedagógica e professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental no Ciclo Inicial de Alfabetização e Letramento, EJA, coordenação de projetos de Educação Ambiental e assessoria de escolas na construção do Projeto Político-Pedagógico. As pesquisas no mestrado e no doutorado, tiveram como temática a relação trabalho-educação em experiências de educação para trabalhadores do campo e da cidade e os artigos em livro, revistas e congressos têm discutido a pedagogia da relação trabalho-educação; Ontologia do Trabalho; Pedagogia do Trabalho; Pedagogia Dialética; Politecnia; Formação Humana Integrada; Educação do/no Campo; Pedagogia no/do MST; Pedagogia da Práxis; Teoria da Complexidade e Pedagogia; Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Gestão Escolar; Projeto Político-Pedagógico;Alfabetização e Letramento e Mestrado Profissional.
Referências

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How to Cite

MACHADO, L. R. de S.; SANTOS, E. H.; QUARESMA, A. G. Masters courses in Brazil, France and Portugal: elements of a comparative approach. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 11, n. 26, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.556. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/556. Acesso em: 19 may. 2024.

Section

Studies

Published:

Oct 21, 2014