Os doutorados em cotutela no Brasil e em seus principais parceiros acadêmicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo analisa os doutorados em regime de cotutela de tese, modalidade de pós-graduação em parceria internacional, cuja realizaçãose intensifica no ensino superior brasileiro. Mostra-se que, embora eles se enquadrem nas linhas da política de internacionalização das universidades brasileiras, ainda são foco de imprecisões e contradições. Assim, após distingui-los de outros tipos de doutorados realizados em cooperação internacional, busca-se identificar em outros países quais seriam as principais características de um doutorado em cotutela e analisar se seria possível falar em um modelo único. Por fim, compara-se sua situação nos âmbitos internacional e brasileiro, demonstrando que a Resolução n° 1, de 2001, do Conselho Nacional de Educação, e o entendimento de algumas universidades brasileiras impedem a correta realização desse tipo de parceria no País e a tornam pouco atrativa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • André Olavo Leite Conservatoire National des Arts et Métiers (França)
  • Valter Moura do Carmo Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
André Olavo Leite, Conservatoire National des Arts et Métiers (França)
Doutorando em direito pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (França), membro da ATT (Reino Unido). Bolsista da École Doctorale Abbé Gregoire (França).
Valter Moura do Carmo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do CNJ Acadêmico/CAPES.
Faculdade Cesusc
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

OLAVO LEITE, A.; MOURA DO CARMO, V. Os doutorados em cotutela no Brasil e em seus principais parceiros acadêmicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.560. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/560. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

Doutorado sanduíche. Internacionalização. Pós-Graduação. Dupla titulação. Sandwich PhD. Internationalization. Graduate Studies. JointPhDs. Tesis Sándwich. Internacionalización. Postgrado. Doble Titulación.